segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Os tubarões são animais marinhos carnívoros. A maior parte deles vive em águas salgadas. Existem várias espécies de tubarões sendo as mais conhecidas: o tubarão martelo, o tubarão baleia, o tubarão branco, etc...
Iremos falar mais pormenorizadamente de alguns tubarões.


Tubarão Branco


O tubarão branco (Carcharodon carcharias) é uma espécie de tubarão lamniforme. É o peixe predador de maiores dimensões existente na actualidade. Os tubarões brancos podem atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas. Esta espécie vive em águas costeiras de todos os oceanos, desde que haja populações adequadas para servirem de presas, em particular os pinípedes, mais especificamente os da ordem dos mamíferos aquáticos (como por exemplo, as focas, os leões-marinhos e as morsas).


Tubarão Baleia


Distribuição e habitat
O tubarão baleia habita os
oceanos tropicais de águas quentes. Mesmo sendo pelágico, agrega-se de forma sazonal para se alimentar, em zonas como o recife de Ningaloo (na Austrália), em Pemba, em Útila, nas Honduras, nas Filipinas e em Zanzibar (na costa do leste da África). O seu habitat restringe-se a aproximadamente 30° de latitude desses locais.
O tubarão baleia é uma espécie solitária e raramente é vista em grupos, excepto em locais com
alimentação abundante, como o recife de Ningaloo. Os machos mantêm maiores distâncias entre si do que as fêmeas, que normalmente tendem a permanecer em locais fixos.
A pele destes peixes é marcada como um “tabuleiro de
damas” de pontos claros e listas amarelas. Estes pontos são específicos em cada indivíduo, e por isso, podem ser usados para identificar cada animal e fazer uma contagem exacta da população.
A sua pele pode ter até 10 cm de espessura. O tubarão baleia tem duas
barbatanas dorsais. A cauda de um tubarão baleia tem a parte superior maior do que a inferior, mas quando adulto, esta diferença diminui. Os espiráculos do tubarão encontram-se mesmo atrás dos olhos.
O tubarão baleia não é um nadador eficiente; o corpo inteiro está em movimento quando o animal nada. O resultado deste movimento, que é muito incomum para tubarões, resulta numa velocidade média de 5 quilómetros por hora.