Iremos falar mais pormenorizadamente de alguns tubarões.
Distribuição e habitat
O tubarão baleia habita os oceanos tropicais de águas quentes. Mesmo sendo pelágico, agrega-se de forma sazonal para se alimentar, em zonas como o recife de Ningaloo (na Austrália), em Pemba, em Útila, nas Honduras, nas Filipinas e em Zanzibar (na costa do leste da África). O seu habitat restringe-se a aproximadamente 30° de latitude desses locais.
O tubarão baleia é uma espécie solitária e raramente é vista em grupos, excepto em locais com alimentação abundante, como o recife de Ningaloo. Os machos mantêm maiores distâncias entre si do que as fêmeas, que normalmente tendem a permanecer em locais fixos.
A pele destes peixes é marcada como um “tabuleiro de damas” de pontos claros e listas amarelas. Estes pontos são específicos em cada indivíduo, e por isso, podem ser usados para identificar cada animal e fazer uma contagem exacta da população.
A sua pele pode ter até 10 cm de espessura. O tubarão baleia tem duas barbatanas dorsais. A cauda de um tubarão baleia tem a parte superior maior do que a inferior, mas quando adulto, esta diferença diminui. Os espiráculos do tubarão encontram-se mesmo atrás dos olhos.
O tubarão baleia não é um nadador eficiente; o corpo inteiro está em movimento quando o animal nada. O resultado deste movimento, que é muito incomum para tubarões, resulta numa velocidade média de 5 quilómetros por hora.